Nas Notícias

INCM concebe a primeira moeda bimetálica excêntrica do mundo

moeda republicaImprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) lança a primeira moeda bimetálica excêntrica do mundo, para assinalar o ‘Centenário da Primeira Moeda Comemorativa da República’, durante uma cerimónia que contou com a presença de Isabel Castelo Branco, Secretária de Estado do Tesouro.

Esta inovação, criada e desenvolvida pela INCM, cujo registo de patente está em curso, resulta de um processo de cunhagem inédito que reúne, na mesma moeda, um disco de prata, replicando uma das faces da primeira moeda comemorativa da República de 1914, e um disco de ouro, de menor dimensão, que reproduz a face do último escudo, emitido em 2001.

No reverso, surge o antigo edifício da Casa da Moeda, onde foi cunhada a moeda de 1914, e um pormenor da entrada da atual Casa da Moeda, onde foi cunhada a moeda de 2001.

A moeda bimetálica excêntrica de diâmetro irregular, da autoria de Nuno Caetano, com o valor facial de 2,50 euros, celebra o centenário da primeira moeda comemorativa da República e terá uma emissão limitada a 2500 exemplares com acabamento proof.

Apresentada em fevereiro deste ano, em Berlim, na World Money Fair, a maior feira internacional de moeda, a moeda bimetálica excêntrica está disponível nas lojas da INCM de Lisboa, Porto e Coimbra, em entidades bancárias, pelo preço de 172,20 euros.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda tem a seu cargo a produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado português, como a cunhagem de moeda metálica, a edição de publicações oficiais e a produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão e o passaporte.

Em destaque

Subir