Nas Notícias

Incêndios na Trofa tiveram mão criminosa, acusa o autarca

O incêndio que ontem deflagrou numa zona florestal da Trofa passou de “perfeitamente controlável” a um monstro que atingiu três fábricas. Foi um dos cinco incêndios do dia, o mesmo dia em que os Bombeiros da Trofa faziam anos.

Sérgio Humberto, presidente da Câmara da Trofa, não tem dúvidas: o deflagrar de cinco incêndios em pontos diversos do concelho, dois (pelos menos) deles ateados com recurso a engenhos pirotécnicos, significa que houve mão criminosa.

“O que é curioso no meio disto tudo é que ontem, na comemoração do 41.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros da Trofa, inicia-se a sessão solene e começam cinco incêndios no concelho”, salientou o autarca.

Um dos incêndios, que terá deflagrado pelas 8h00, numa zona florestal do concelho, foi considerado “perfeitamente controlável”, mas os constantes ajustamentos no dispositivo de resposta para acorrer a outros quatro incêndios permitiu que o fogo atingisse duas fábricas de produtos alimentares e uma outra de produtos para piscinas.

“Os bombeiros tiveram de deslocalizar recursos humanos, na freguesia de Bougado”, onde foram registadas explosões na sequência de um dos incêndios: “Suspeitamos que tenha sido ateado com engenhos pirotécnicos”, acrescentou o autarca.

Sérgio Humberto não tem dúvidas: “Enquanto não houver medidas e leis que realmente punam verdadeiramente o que está a acontecer, isto não é ocasional, não é normal, não é natural”. É fogo-posto, faltou-lhe assumir.

Em destaque

Subir