Nas Notícias

Incêndios em Santa Cruz destroem 40 casas e deixam 120 desalojados

incendio_funchalOs diversos incêndios que ocorreram concelho de Santa Cruz, na Madeira, destruíram 40 casas e 70 viaturas. Há ainda 120 desalojados, no balanço provisório dos fogos que ocorrem desde quinta-feira. Arderam 28,7 hectares, apenas no Funchal.

Quarenta casas foram destruídas pelo fogo, segundo o presidente do município de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves, que faz um balanço destes dias de incêndios. No total, 120 pessoas ficaram sem teto, sendo que nas freguesias da Camacha e de Gaula, as mais afetadas pelos fogos, perderam-se 70 viaturas, consumidas pelas chamas.

Segundo realça o líder do município, neste balanço feito pelo autarca, cerca de dois terços da área do concelho arderam.

Entretanto, as famílias que ficaram desalojadas estão abrigadas em instalações militares, no Funchal. Há diversas pessoas que foram acolhidas por familiares ou amigos, sendo que o processo de realojamento já está em curso.

De acordo com José Alberto Gonçalves, a empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira e o Centro Regional da Segurança Social estão a levar a cabo esse processo que tem como finalidade devolver um lar às famílias afetadas pelos incêndios.

Entretanto, os serviços municipais vão levar a cabo diversas diligências para apurar o número concreto dos prejuízos materiais que os fogos provocaram. Enquanto esse trabalho não é concluído, prosseguem os serviços de limpeza no município.

O presidente da Junta de Freguesia de Gaula, Élvio Sousa, considera que deve ser declarado estado de calamidade no concelho, em virtude da gravidade do problema, sendo que foi pedida uma reunião de emergência ao município.

Já no concelho do Funchal, arderam 28,7 hectares, entre Palheiro Ferreiro, São Gonçalo, Caminho dos Pretos e Cancela. Na capital da Madeira, não houve habitações destruídas.

Em destaque

Subir