Nas Notícias

Incêndio de Proença-a-Nova ameaça habitações

O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, revelou que o incêndio que lavra no concelho poderá atingir o limite urbano”. As chamas estão a ser combatidas por 800 bombeiros e 200 veículos, mas o vento e o calor dificulta a tarefa dos operacionais.

Num balanço sobre o incêndio que começou na Sertã e alastrou para Proença-a-Nova, em distrito de Castelo Branco, o autarca revelou, em declarações à agência Lusa, que “há o risco de do incêndio chegar ao limite urbano da sede de concelho”, colocando em causa as habitações.

“O fogo está próximo da sede do concelho, vamos ver. Às tantas vai mesmo chegar ao limite urbano de Proença-a-Nova”, afirmou João Lobo.

As chamas têm agora mais diversas frentes, sendo que as localidades de Galisteu, Vale de Água, Relva da Louça e Abrunhais estão em risco.

A Proteção Civil revela que estão no terreno, ao início da tarde desta segunda-feira,  792 bombeiros, apoiados por 240 viaturas e 13 meios aéreos.

“Os meios aéreos foram reforçados com dois aviões estacionados em Proença e mais dois que estão em Viseu. Os Canadair tiveram que abandonar para reabastecer”, conta o presidente da Câmara.

O combate às chamas está a ser dificultado pelas condições meteorológicas, em particular o vento.

A prioridade é garantir que as pessoas e suas habitações são protegidas.

Recorde-se que este incêndio começou no domingo, no concelho da Sertã, também no distrito de Castelo Branco, propagando-se para os concelhos limítrofes, entre os quais Proença-a-Nova.

Em destaque

Subir