Nas Notícias

Incêndio Pedrógão: SIRESP falhou no pico do fogo

Pedrógão Grande tenta curar as feridas, ajudar as vítimas e lembrar as que partiram. Ao mesmo tempo, procuram-se explicações para a tragédia que no passado sábado bateu ‘à porta’ daquela região.

Esta sexta-feira, conta o jornal i que a rede de comunicações de segurança e emergência (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal – SIRESP) deixou de funcionar entre as 19h00 de sábado e as 9h30 de domingo.

As autoridades não conseguiram comunicar entre si no pico do fogo, uma vez que a rede de comunicações criada para situações de catástrofe e outras emergências não funcionou.

Conta o referido jornal que na base desta falha está o facto dos postes de comunicação terem ardido com o fogo, impossibilitando que bombeiros, GNR e Protecção Civil pudessem comunicar no teatro de operações.

O jornal i revela ainda que às 23h00 de sábado foi solicitado um carro de apoio para as comunicações, mas a viatura só terá chegado na manhã de domingo.

Um outro carro, que está estacionado em Fátima, não foi mobilizado por estar avariado, segundo se pode ler, desde a visita do Papa Francisco a Portugal, em maio deste ano.

Em destaque

Subir