Mundo

Incêndio florestal na Califórnia causa um morto e destrói diversas estruturas

Um incêndio que deflagrou numa zona de floresta e mato na fronteira entre os Estados da Califórnia e do Oregon causou um morto e destruiu múltiplas estruturas que arderam sem controlo, informaram hoje as autoridades.

Não foram revelados mais detalhes sobre a morte causada pelo incêndio que ameaçou cerca de 300 casas, perto de Hornbrook, uma localidade da Califórnia que acolhe 250 pessoas e que está situado a escassos 22 quilómetros da fronteira com o Oregon.

Neste zona oeste, atingida pela seca, registaram-se cerca de uma dezena de incêndios, agravados por altas temperaturas e ventos cruzados que se devem prolongar durante o fim de semana.

Também no Arizona, Nevada e Utah têm ocorrido incêndios que obrigaram os bombeiros e outras forças de socorro a retirarem centenas de pessoas das suas casas.

O Governador da California, Jerry Brown, declarou o estado de emergência, alertando para o perigo do fogo para pessoas e propriedades.

Em contraste, chuvas ajudaram a apagar incêndios florestais que lavraam no Colorado, onde arderam dezenas de casas.

Numa zona montanhosa do Utah, um incêndio destruiu 90 estruturas e forçou mais de 1.100 pessoas a deslocarem-se, mas os bombeiros estão confiantes em controlar o fogo o mais rápido possível.

Em destaque

Subir