Mundo

Incêndio em Londres destrói mais de 150 editoras de música independente

Um armazém da Sony, uma das maiores empresas de música do Reino Unido, foi destruído por um incêndio ontem a noite no norte de Londres. Várias editoras e artistas manifestam já a sua preocupação e solidariedade.

A capital britânica vive já o quarto dia de distúrbios causados por incêndios, desta vez foi o centro de distribuição da empresa japonesa Sony no bairro de Enfield.

No armazém com três pisos e uma área de 20 mil metros quadrados estava sediada a empresa PIAS, distribuidora de cerca de 150 editoras discográficas de música independente. A indústria musical pode ser fortemente afetada com esta situação.

A Associação de Música Independente do Reino Unido (AIM, na sigla inglesa) afirmou ao El Pais que “tudo o que lá se encontrava foi destruído pelo fogo”. A empresa PIAS ainda não deu quaisquer pormenores sobre os danos materiais.
As editoras discográficas como a Warp, Domino, Mute, Rough Trade, Beggars Group e Jagjaguwar podem estar ameaçadas e correm mesmo o risco de ver interrompida a distribuição dos seus discos.

Para o presidente da AIM, a situação é preocupante: “Isto é um desastre para a comunidade musical”, afirmou incentivando também à ajuda por parte das pessoas: “Por favor, deem o vosso apoio à comunidade musical comprando hoje um álbum digital de uma etiqueta discográfica independente”, pediu Alison Wenham.
Alguns artistas independentes e conhecidos da indústria musical como Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand manifestaram já a preocupação e solidariedade sobre o acontecimento de ontem a noite.

Em destaque

Subir