Nas Notícias

Incêndio em Braga dominado em 90 por cento, Amarante preocupa Proteção Civil

O incêndio que lavra no distrito de Braga está dominado em 90 por cento e um outro no concelho de Amarante, iniciado há cerca de trinta minutos, “está a levantar alguma preocupação”, disse um responsável da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Alexandre Penha, adjunto de operações nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em declarações à agência Lusa, afirmou que estão a ser ativados os meios para o combate às chamas que lavraram em mato em Freixo de Baixo e Freixo de Cima, na freguesia de Gatão, no concelho de Amarante, no distrito do Porto.

Segundo a mesma fonte, no combate ao fogo estão empenhados 54 efetivos, apoiados por onze viaturas e três meios aéreos.

Em Braga, segundo informação do comando local, 90 por cento do incêndio está dominado, disse Alexandre Penha.

As chamas no distrito de Braga, que lavram em ambiente de mato, em São Martinho, estão a ser combatidas por 92 efetivos apoiados por 25 viaturas e três meios aéreos.

Relativamente ao estado de alerta especial, que colocou sete distritos em alerta vermelho, desde as 00:00 de sexta-feira passada, Alexandre Penha disse que será feita uma reunião de “reavaliação” na segunda-feira de manhã.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Porto estão até às 23:59 de segunda-feira em alerta especial vermelho.

“A lógica é permanecerem aqueles distritos a vermelho, sendo que a avaliação final será feita durante uma reunião na segunda-feira de manhã, logo ao final da tarde haverá alguma orientação, se se mantêm os mesmos, se haverá alargamento, ou se em alguns daqueles distritos poderá decrescer o nível de alerta”, afirmou Alexandre Penha.

Em destaque

Subir