Mundo

Incêndio destrói grande extensão de floresta da Reserva Especial de Maputo

Um incêndio de grandes proporções queimou uma extensão de floresta da Reserva Especial de Maputo (REM), mas não há registo de animais mortos pelas chamas, disse hoje o chefe do Departamento de Fiscalização do local, Natércio Ngovene.

O responsável disse à emissora pública Rádio Moçambique que o incêndio começou na noite de segunda-feira e só foi extinto na manhã de hoje pela cacimba.

“Ainda não vimos nenhum animal morto, porque quando há uma queimada, os animais fogem para lugar seguro”, declarou o chefe do Departamento da REM.

Natércio Ngovene apontou a ação dos caçadores furtivos e da vaga de calor que afetou a província de Maputo na segunda-feira como as prováveis causas do incêndio.

Depois de um período de marasmo, devido à guerra civil que terminou em 1992, a REM tem conhecido alguma vitalidade nos últimos anos, tendo sido introduzidos quatro mil animais entre 2010 e 2017, no âmbito de um plano de repovoamento.

Este ano, já foram introduzidas 50 inhalas (espécie de antípole) e durante este mês prevê-se a transferência para a REM de 40 búfalos, 100 zebras e 20 impalas.

Em destaque

Subir