Nas Notícias

Incapacidade do idoso milionário que casou com mulher 50 anos mais nova confirmada em tribunal

Francisco Marcolino estava incapaz quando, aos 101 anos, se casou com Rita Monteiro, de 52 anos e que durante três décadas foi empregada do milionário, confirma uma sentença judicial hoje emitida, citada pela Lusa.

O Tribunal de Bragança tomou em consideração o relatório psiquiátrico que encomendara ao Instituto de Medicina Legal, o qual referia que Francisco Marcolino, que casou cerca de dois meses antes de morrer (o óbito foi a 7 de julho), estava incapaz de gerir os bens e até de reger a própria pessoa desde outubro de 2011.

A sentença adianta que “estão reunidos os pressupostos para que fosse decretada a interdição”, pedida (no ano passado) por três dos quatro filhos do milionário, que acusam Rita Monteiro de se aproveitar da incapacidade de Francisco Marcolino.

Só que essa interdição fica sem efeito, dada a morte do idoso. No entanto, esta sentença serve os propósitos dos filhos, que assim podem demandar em tribunal a anulação do casamento do pai com a antiga empregada.

A sentença é também determinante para o futuro processo de anulação do testamento e dos movimentos financeiros feitos por Rita Monteiro, com procuração do então marido.

Francisco Marcolino vivia com a empregada em Parada, uma aldeia do concelho de Bragança, e tinha uma fortuna avaliada em cerca de dois milhões de euros.

Em destaque

Subir