Vídeo: Esta fonte dá vinho. É tinto e… grátis
Os peregrinos de São Tomás podem agora beber vinho tinto diretamente da fonte. Isso mesmo, da fonte. Porque nem só de pão vive o Homem…
Esta fonte de vinho encontra em Caldari di Ortona, uma comuna em Abruzzo, na Itália, onde existe uma quinta vitivinícola, a Dora Sarchese.
Para promover o ‘Cammino di San Tommaso’, a fundação sem fins lucrativos que apoia os peregrinos que cumprem a rota entre Roma e Ortona decidiu criar esta fonte de vinho tinto, que está sempre a jorrar.
Os turistas que andem a visitar o património cultural associado ao caminho de São Tomás também podem ir beber o vinho diretamente à fonte, sem ter de pagar.
Só que, apesar de ainda agora ter sido aberta, a fonte de vinho já está envolta em polémica…
O jornal britânico The Telegraph deu a conhecer a novidade, mas classificando-a como “um golpe publicitário” para promover a quinta vinícola.
A Dora Sarchese já respondeu, através do Facebook, sublinhando a aposta na promoção do ‘Cammino di San Tommaso’ e advertindo que “bêbedos ou arruaceiros” não serão bem-vindos, por mais devotos ao santo que prometam ser…
É ainda de salientar que a ideia não é a nova. A grande diferença mesmo é ser grátis.
As Bodegas Irach, de Ayegui, em Navarra (Espanha), também têm uma fonte de vinho e também no âmbito de uma peregrinação, o Caminho de Santiago. Só que é a pagar…