Nas Notícias

Inauguração: Construção total do Túnel do Marquês demorou cinco anos

tunel-marquesO Túnel do Marquês foi, finalmente, concluído, depois de cinco anos após o início das obras. Na cerimónia de inauguração estiveram presentes os três presidentes de Câmara de Lisboa (António Costa, Pedro Santana Lopes e Carmona Rodrigues), pelos quais passou a construção da infraestrutura.

O último troço do Túnel do Marquês (a saída para a Avenida António Augusto de Aguiar) foi hoje inaugurado, com a presença dos três presidentes da autarquia lisboeta, após cinco anos desde o início da construção.

O líder da edilidade de Lisboa, António Costa, fez questão de convidar os anteriores autarcas, Pedro Santa Lopes e Carmona Rodrigues, pelos quais, também, atravessou a obra, considerando que se trata de "uma obra coletiva", acrescentando que "seria injusto" que não fosse assim.

Apesar da polémica que envolveu a obra, entre avanços e recuos, primeiro devido a uma providência cautelar interposta, em 2004, por José Sá Fernandes (vereador) e depois por falta de pagamento, a construção do Túnel do Marquês está, finalmente, edificado.

No ano 2001, Pedro Santana Lopes decidiu, mas só em 2007, já com Carmona Rodrigues na liderança da autarquia, a via com um total de 1725 metros de extensão foi inaugurada.

Agora, e mais de dois anos depois da conclusão prevista, a ligação à Avenida António Augusto de Aguiar foi inaugurada.
Recorde-se que 2009, o atual presidente da Câmara, António Costa, fundamentou que o atraso na obra se deveu ao não pagamento por parte de Santana Lopes.

Uma dívida no valor de 22,2 milhões de euros ao consórcio responsável pela empreitada, a Construtora do Tâmega e a CME – Construção e Manutenção Eletromecânica, foi apenas saldada em 2010. Só nesse ano foram reatadas as obras.

Em destaque

Subir