Economia

Impresa passa de prejuízo a lucro de 3,1 milhões em 2018

A Impresa atingiu 3,1 milhões de euros de lucro em 2018, que compara com um prejuízo de quase 21,7 milhões de euros no período homólogo do ano passado, revelou, em comunicado, a dona da SIC.

No período de referência, as receitas da Impresa atingiram cerca de 172,2 milhões de euros, menos 2,2 por cento em comparação com 2017, uma descida que foi compensada “pela redução dos custos operacionais em 4,4 por cento, reforçando a otimização de recursos dos últimos anos”.

Neste segmento, apenas as receitas da publicidade registaram uma variação positiva (0,3 por cento), fixando-se em 111,9 milhões de euros.

Em 2018, os custos operacionais da empresa fixaram-se em 154,1 milhões de euros, uma descida de 4,4 por cento em relação aos valores do ano anterior.

Por sua vez, o EBITDA consolidado da Impresa registou em 2018 uma subida homóloga de 21 por cento para 18,1 milhões de euros.

Já a dívida remunerada líquida fixou-se em 179,2 milhões de euros, no final de 2018, subindo 0,4 por cento em comparação com 2017, resultado “do financiamento do projeto de expansão do edifício Impresa”, bem como do investimento em tecnologia para os novos estúdios.

“Em junho de 2018, a Impresa efetuou uma operação de financiamento suportada no edifício Imprensa, por um período de dez anos, tendo o montante envolvido na operação sido de 24,2 milhões de euros. Em novembro de 2018, a Impresa reembolsou o empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros”, lê-se no documento.

Numa nota enviada à comunicação social, o presidente executivo da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, disse que o ano de 2018 “foi decisivo” para a também dona do semanário Expresso.

“Com a venda do nosso portfólio de revistas, recentrámos o nosso negócio, focando-o no audiovisual e no digital em duas marcas fortíssimas, o Expresso e a SIC. Estamos a cumprir o nosso plano estratégico e apresentámos o melhor resultado dos últimos três anos”, afirmou.

De acordo com os dados disponibilizados, a SIC terminou 2018 com uma média de 17 por cento de ‘share’, “mantendo a liderança” em ambos os ‘targets’ comerciais no horário nobre, com 19,8 por cento e 20,4 por cento.

No final do verão de 2018, a SIC anunciou a contratação da apresentadora Cristina Ferreira, que “obteve efeitos imediatos em 2019”, com o “Programa da Cristina”, que estreou em 07 de janeiro, a recuperar “imediatamente a liderança” das manhãs.

Para Francisco Pedro Balsemão, o ano de 2019 tem sido de “renovação”, com a mudança da SIC para o edifício Imprensa, a inauguração dos novos estúdios e o “crescimento notável” das audiências televisivas a “confirmarem a importância do caminho traçado”.

O presidente executivo da Impresa acrescentou ainda que “as poupanças originadas com a mudança e o aumento de competitividade da grelha da SIC” vão permitir ao grupo “aumentar, em 2019, a sua rentabilidade e prosseguir com a redução da dívida”.

Em destaque

Subir