Desporto

Imprensa mundial fala mais em Lionel Messi que em Cristiano Ronaldo

messi_bola_ouro_1Um estudo levado a cabo pela Universidade de Navarra revela que o craque argentino tem maior impacto na imprensa mundial, onde é o jogador de quem mais se escreve. Didier Drogba, campeão europeu, surge no terceiro posto.

Lionel Messi vence Cristiano Ronaldo, pelo menos na imprensa. Segundo um estudo da Universidade de Navarra, fala-se mais no avançado do Barcelona do que no do Real Madrid.

Para chegar a esta conclusão, Francesc Pujol, professor de economia e responsável por esta investigação há sete anos, leva em conta o número de vezes que cada jogador dos cinco principais campeonatos europeus é referido na imprensa.

Esta investigação revela ainda outro dado curioso, o atleta que vence anualmente a Bola de Ouro torna-se quase automaticamente o mais falado na imprensa, assim aconteceu nos últimos quatro anos, com Ronaldo a vencer em 2008 e Messi em 2009, 2010 e 2011. Atualmente, o argentino continua a liderar este ranking de mediatismo.

Na terceira posição surge Didier Droga, o avançado costa-marfinense que venceu esta época a Liga dos Campeões ao serviço do Chelsea. A sua preponderância na final, frente ao Bayern de Munique, terá contribuído para alcançar a terceira posição.

A unidade desta lista é em pontos. Messi, no primeiro lugar, tem 28,8 pontos, Ronaldo tem 20,7 e Drogba 12.

Para perceber melhor estas estatísticas, no caso do craque português, por cada vez que o nome de um atleta de um clube participante nos cinco melhores campeonatos europeus é noticiado na imprensa, Cristiano Ronaldo é referenciado 20,7 vezes.

Este mesmo estudo analisa ainda o mediatismo das equipas, e neste caso Messi também contribui, com o seu Barcelona. Os catalães são a equipa mais referenciada na imprensa mundial, com 103 pontos. Segue-se o rival Real Madrid, com 79,5, e o Chelsea, com 63.

Em destaque

Subir