Ciência

Imprensa britânica elege energias renováveis em Portugal como um dos momentos de 2016

O jornal britânico ‘The Guardian’ criou uma lista dos 12 maiores acontecimentos na ciência deste ano. Os quatro dias consecutivos em que Portugal esteve a ser abastecido exclusivamente por energia renovável esteve entre os destacados.

Entre os dias 4 e 11 de maio de 2016, Portugal foi abastecido unicamente através de energia renovável, nomeadamente vento e chuva. Este feito foi notícia na imprensa internacional, incluindo na CNN, e agora o ‘The Guardian’ elegeu-o como um dos maiores momentos da ciência.

Mark Miodownik, professor da University College London, foi um dos especialistas escolhidos pelo jornal para elaborar a lista com os 12 acontecimentos mais relevantes para a ciência deste ano, tanto positivos como negativos.

O professor escolheu os quatro dias em que o nosso país esteve a ser abastecido pelas eólicas e barragens, colocando-o em terceiro lugar, sendo ultrapassado apenas pelo aparecimento do vírus Zika e da aterragem vertical do foguetão SpaceX.

“O ponto alto do ano para mim, na perspetiva da engenharia, foi o anúncio em Portugal de que as renováveis abasteceram o país durante quatro dias consecutivos, no início de maio”, escreve Mark Miodownik.

Miodownik afirma que se “substituirmos os combustíveis fósseis pelas energias renováveis é, certamente, o desafio mais importante da engenharia e da ciência no nosso tempo. A passagem para o carvão no século XIX e depois para o petróleo no século XX deu-nos o mundo moderno da energia barata, muita comida, bens de consumo e férias solarengas. Mas se queremos evitar as alterações climáticas e permitir que os nossos filhos também tenham estas coisas, então temos de nos afastar dos combustíveis fósseis. Parece impensável, parece impossível, mas impossível é o que engenharia faz de melhor”.

Portugal tornou-se então um exemplo para os demais países em relação à sustentabilidade e proteção das alterações climáticas. “O sucesso de Portugal dá aos governos e companhias de energia um exemplo palpável de como é e como pode ser possível, e ainda porque é que eles devem continuar a investir no solar, vento e outras tecnologias renováveis”, conclui o professor.

Em destaque

Subir