Economia

Impostos: França acusa Google de ‘fugir’ em 1,6 mil milhões de euros

impostos googleAo saber do acordo do Google com o Reino Unido, que reclamava impostos não pagos por parte da empresa, a França também veio exigir ao gigante da tecnologia que pague o que deve. Nas contas das Finanças francesas, são 1,6 mil milhões de euros em impostos não liquidados.

O Google e o Reino Unido chegaram a acordo, anunciado hoje, e a empresa vai pagar os impostos em atraso, avaliados em 130 milhões de libras (165 milhões de euros).

As notícias atravessam o canal da Mancha e chegaram à França, onde o Ministério das Finanças estima que os impostos não pagos pelo gigante da tecnologia atinjam os 1,6 mil milhões de euros.

Uma fonte das Finanças francesas, citada sob anonimato pela Reuters, explicou que os valores alegadamente em dívida são “muito maiores” do que acordados entre o Google e o Reino Unido, o que levou o ministro da economia, Emmanuel Macron, a rejeitar a possibilidade de um acordo com a empresa.

“No que concerne ao nosso país, os impostos atrasados já acumulam cerca de 1,6 mil milhões de euros”, salientou a mesma fonte.

A Google evitou comentar o caso, referindo que pretende cumprir as obrigações fiscais em todos os países onde está presente, mas a BBC revelou que o CEO da empresa está em Paris, alegadamente para reunir com Emmanuel Macron e discutir o assunto.

No caso britânico, o pagamento dos impostos em atraso pode não ter terminado com o acordo ontem anunciado. A Comissão Europeia já adiantou que pondera abrir um inquérito para apurar se esse acordo é legal.

Em destaque

Subir