Nas Redes

Impostos: A classe média caça, tem carro topo de gama, moto e casa de 700 mil euros

Uma infografia do Dinheiro Vivo tornou-se viral no Facebook pela descrição de um português da classe média: caça, fuma, tem um Porsche e uma moto de 125cc e uma casa com um valor tributável de 700 mil euros.

A infografia surge no artigo intitulado ‘Faça as contas. Aqui há aumentos de impostos’, que aponta uma subida dos impostos no valor de 1707 euros.

Mas o que gerou a indignação foram as várias parcelas que fizeram alcançar esse total. Uma delas é o aumento dos impostos (Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação) associados a um “Carro todo-o-terreno topo de gama”, que novo custa para cima de 100 mil euros.

Será que a classe média compra carros de valor superior a 100 mil euros? O exemplo usado pelo DV tem sido criticado por vários agentes políticos, como o fundador do Bloco de Esquerda (agora desfiliado) e comentador Daniel Oliveira.

“A vítima deste aumento sofre por causa do seu imobiliário com valor patrimonial de 700 mil euros (para aí um milhão em valor de mercado), o seu carro todo-o-terreno topo de gama, a moto, o que perde com o fim do incentivo ao abate do carro antigo por um híbrido eléctrico e as idas à caça. Agora digam lá: isto é ou não é um assalto à classe média?”, ironizou.

Outra das reações mais partilhadas à infografia é da comunidade ‘Os truques da imprensa portuguesa’, que traçou o perfil de um português da classe média: “Caçador, fumador, que bebe coca-cola ao almoço e cerveja ao jantar, que tem um Porsche Cayenne para ir à caça, uma 125 cc para ir para o trabalho, mas que mesmo assim planeia comprar um híbrido e, por fim – como poderia faltar? – é um português que vive num apartamento com valor tributável de 700 mil euros”.

O "Dinheiro Vivo" fez umas contas um pouco estranhas sobre quanto aumenta a fatura (de quem? em que período? com que…

Publicado por Daniel Oliveira em Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016

Em destaque

Subir