Mundo

“Impossível”, dizem médicos: Bebé não ficou cego por culpa do flash

Bebe_Pe_900

Um bebé chinês com três meses de vida perdeu a visão de um olho, em resultado de uma fotografia tirada com uma máquina com flash. A notícia correu mundo. No entanto, especialistas afirmam agora que é praticamente impossível que a lesão no bebé tenha sido provocada pelo flash.

Um amigo de família tirou uma fotografia a um bebé de três meses, na China. Estaria longe de imaginar que aquele ato poderia provocar-lhe sentimento de culpa. Mas a verdade é que especialistas defendem que é praticamente impossível que um flash provoque cegueira.

“Para causar um problema tão grave, a intensidade da luz precisaria de ser muito alta e o tempo de exposição muito prolongado. O flash de uma câmara dura uma fração de milésimo de segundo e não costuma ser tão intenso. Por isso, não faz sentido levar à cegueira”, garante Denise Fornazari, oftalmologista do Hospital de Clínicas da Unicamp, do Brasil, citada pela imprensa local.

Segundo contou o jornal chinês ‘People’s Daily’, os médicos detetaram lesões na retina, provocadas pela luz do flash da máquina fotográfica, que estaria muito perto no momento do disparo: cerca de 25 centímetros.

A lesão foi provocada pela luz desse flash, sendo que os pais detetaram que o bebé ficou com problemas nos olhos logo no momento em que a fotografia foi tirada.

O caso suscitou desde logo questões, uma vez que não é comum que um flash provoque lesões deste género. As máquinas fotográficas são sujeitas a rigorosos testes que asseguram segurança dos utilizadores.

Transportado a um médico, verificou-se que o menino teria perdido a visão no olho direito, a cem por cento, ficando com o olho esquerdo com uma redução parcial.

A imprensa relatou que os problemas não puderam ser corrigidos com cirurgia uma vez que os médicos notaram mazelas numa área da retina extremamente sensível à luz.

A razão para este incidente poderia estar relacionada com algum defeito no flash da máquina fotográfica em questão. Por outro lado, levanta-se a hipótese de a criança ter já uma lesão na vista, que a tornaria sensível àquele tipo de luz.

Denise Fornazari garante que não há relatos de cegueira provocada pelo flash de uma máquina fotográfica.

Outro oftalmologista afina pelo mesmo diapasão. “Não sendo totalmente impossível, é muito improvável. O mais certo é que o bebé já tivesse uma doença que acabou por descoberta agora, neste episódio”, defendeu Josenalva Cassiano, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Em destaque

Subir