Motores

Importantes mudanças no ‘Mundial’ de Resistência

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo validou uma série de mudanças no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), naquela que será a primeira ‘super temporada’, estendendo-se entre 2018 e 2019. Entre as mudanças está a inclusão de um troféu para a melhor equipa das duas categorias amadoras – LMP2 e GTE AM – bem como a cada formação de pilotos das duas categorias.

Na categoria principal (LMP1) não haverá título para construtores, depois da saída da Porsche, sendo que qualquer construtor que alinhe tem de usar um protótipo híbrido e não poderá fornecer equipas privadas.

A FIA também decidiu que é possível dar o nome de um construtor a um carro não híbrido sob a condição desse construtor não estar envolvido como tal em LMP1 híbrido. Haverá equivalência entre motores atmosféricos e turbo, sendo que o regulamento será mantido para as três próximas épocas.

Tal como já sucede no European Le Mans Series, as equipas podem reabastecer ao mesmo que trocam de pneus durante as paragens nas boxes, sendo que haverá agora um novo barómetro de pontos. As provas de seis horas mantém o mesmo sistema, as 1500 milhas de Sebring proporcionam mais 25 por cento dos pontos que essas, enquanto as 24 Horas de Le Mans só dão mais 50 por cento dos pontos, contra o dobro, como sucedeu até 2017.

“O formato da super temporada 2018-2019 levou a um novo sistema de pontos, seguindo as diferentes provas, bem como a noção de um só carro, o melhor classificado dentro da mesma equipa, garantindo um campeonato disputado e uma competição interessante entre as equipas. A estrutura deste novo campeonato é prometedora”, justificou Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de L’Ouest.

Calendário anunciado

6-7 abril – Prólogo Paul Ricard
5 maio – 6 horas de Spa-Francorchamps
3 junho – Testes 24 Horas de Le Mans
16-17 junho – 24 Horas de Le Mans
19 agosto – 6 Horas de Silverstone
21 outubro – 6 Horas de Fuji
18 novembro – 6 Horas d Xangai
17 março – 1500 Milhas de Sebring
4 maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps
2 junho – Testes 24 Horas de Le Mans
15-16 junho – 24 Horas de Le Mans

Em destaque

Subir