Economia

Impasse na Grécia não trava subida do euro

EuroO euro recuperou para um máximo que não cumpria há dois meses, valendo agora 1,3293 dólares. A valorização da moeda única não foi travada pelo impasse nas negociações na Grécia, tema que será abordado logo à tarde pelo Eurogrupo.

Há já dois meses que o euro não valia tanto. A moeda única está a valorizar-se esta manhã a 0,25 por cento, equiparando-se a 1,3293 dólares. “O euro está a negociar em alta impulsionado pelas expectativas de que o acordo”, argumentou Neil Jones, responsável de vendas europeias de fundos de hedge do Mizuho Corporate Bank.

Os analistas esperavam uma manhã morna, com a moeda única a estagnar enquanto não se soubessem os resultados das negociações na Grécia, onde se discutem as medidas a implementar para que o país receba um segundo pacote de ajuda externa. Contudo, a anunciada reunião do Eurogrupo, esta tarde, contribuiu para a valorização do euro.

Os ministros das Finanças da União Europeia vão encontrar-se em Bruxelas, às 17h00, com um único ponto na agenda: o apoio à Grécia. A confiança num bom resultado tem impulsionado de forma positiva os ativos europeus.

A contribuir para esta valorização está ainda a reunião, também hoje, do Banco Central Europeu (BCE), que vai definir a política monetária a adotar como suporte à decisão do Eurogrupo. Após o encontro, o presidente do BCE dará uma conferência de Imprensa.

Em destaque

Subir