Mundo

Impacto das alterações climáticas retratadas num vídeo chocante

Com uma infância vivida no Canadá, o fotógrafo e biólogo Paul Nicklen, do grupo Sea Legacy, vê os ursos como uns acompanhantes do seu crescimento. Durante uma expedição às ilhas de Baffin, no Ártico do Canadá, presenciou um momento chocante, ao ver um urso polar faminto. “Isto é morrer à fome”, escreveu Nicklen.

O fotógrafo decidiu partilhar o momento chocante em vídeo, lamentado o facto de morrerem vários animais desta forma, agravado por se tratarem de uma espécie em extinção.

“Isto é morrer à fome. A atrofia dos músculos. Sem energia. É uma morte lenta e dolorosa. Quando os cientistas dizem que os ursos polares vão estar extingos nos próximos 100 anos, eu penso nos 25 mil ursos que morrem desta forma”, escreveu Nicklen.

O momento deixou Nicklen e a sua equipa em lágrimas, mas a necessidade de transmitir esta dura realidade prevaleceu.

“Toda a minha equipa do Sea Legacy estava a conter as lágrimas e as emoções enquanto filmávamos este urso polar moribundo. É uma cena que ainda me atormenta mas sei que precisamos de partilhar tanto o bonito como o doloroso se queremos quebrar as barreiras da apatia”, sublinhou.

As fortes imagens do fotógrafo têm também o sentido de alertar para as alterações climáticas, que continuam a danificar o planeta Terra, especialmente o habitat natural desta espécie de animais.

“A simples verdade é esta – se a Terra continuar a aquecer, vamos perder ursos e todo o ecossistema polar. Este urso não era velho e certamente morreu nas seguintes horas ou dias depois deste momento. Mas há soluções. Temos que reduzir a nossa pegada de carbono, comer a comida certa, parar de cortar as nossas florestas e começar a colocar a Terra – a nossa casa – em primeiro lugar”, alertou.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=DDMHW26HRUM3

 

Em destaque

Subir