País

iMM Lisboa assina protocolo para investigação de tumores cerebrais

iMM_Protocolo_900O Instituto de Medicina Molecular (iMM Lisboa) e a Fundação Millennium bcp assinaram nesta quinta-feira um protocolo de apoio ao Centro de Investigação de Tumores Cerebrais (CITC), no valor de 90 mil euros.

Protocolo representa a continuidade de um projeto, iniciado em 2012, que tem como enfoque o estudo dos tumores pediátricos e a cooperação entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nesta área de investigação.

O valor agora angariado servirá para iniciar estudos moleculares avançados em amostras humanas de tumores cerebrais com a realização de estudos genéticos avançados com o objetivo de caracterizar os mecanismos responsáveis pela génese e agressividade dos tumores cerebrais e identificar novos alvos terapêuticos.

O iMM Lisboa pretende ainda canalizar a verba agora doada pela Fundação Millennium bcp para o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos, desenvolver modelos animais para testar novas terapias, expandir a capacidade de armazenamento de amostras biológicas e planear missões anuais a Moçambique, no âmbito de um protocolo de cooperação entre o Centro Académico de Lisboa (CAML), do qual o iMM Lisboa faz parte, e o Hospital Central de Maputo.

Este protocolo com Moçambique contempla quatro áreas: estabelecimento de um canal de comunicação para discussão de casos clínicos, diagnóstico e triagem de doentes após realização de exames complementares de diagnóstico localmente; formação médica; investigação científica na área dos tumores cerebrais pediátricos, através da criação de um Banco de tumores cerebrais no Hospital Central de Maputo e do ensino de técnicas de biologia molecular localmente ou através de intercâmbios de investigadores no iMM Lisboa

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença de Maria Carmo-Fonseca, presidente do iMM Lisboa, João Lobo Antunes, presidente emérito do iMM e mentor do projeto, Cláudia Faria, responsável pelo CITC, Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, José Ferro, neurologista e representante da Faculdade de Medicina de Lisboa, Fernando Nogueira, presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp.

O CITC do iMM lisboa, com o apoio da Fundação Millennium bcp ao longo dos três últimos anos, alcançou importantes marcos como a criação de um banco de tumores cerebrais no Biobanco do iMM Lisboa, com o início da recolha de amostras biológicas de doentes operados a tumores do sistema nervoso no CHLN. Posteriormente esta colheita foi progressivamente alargada a outros hospitais públicos e privados.

Foram armazenadas até à data armazenadas 8911 amostras biológicas. O banco constitui a maior coleção nacional de amostras biológicas deste tipo.

Em destaque

Subir