Mundo

IKEA vendeu em Portugal almôndegas que continham carne de cavalo

ikeaDiversos países, entre os quais Portugal, foram destino de almôndegas com carne de cavalo que a marca sueca IKEA comercializou. O caso teve origem na República Checa, é relativo a um lote de congelados e suscitou medidas da multinacional, que suspendeu a venda. As lojas da IKEA Matosinhos, Alfragide e Loures comercializaram o produto.

A descoberta resultou de uma inspeção, feita na República Checa, que encontrou vestígios de carne de cavalo em almôndegas fabricadas na Suécia para o grupo IKEA, que vende mobiliário, mas que também comercializa diversos produtos alimentares à base de carne.

Em declarações ao jornal Expresso, um responsável da IKEA Portugal revelou que a carne de cavalo esteve à venda nas lojas de Alfragide, Loures e Matosinhos. A responsável adianta ainda que o lote foi enviado para análise, sendo que nesta terça-feira deverão ser conhecidos os resultados das investigações.

Assim que os vestígios foram descobertos, as autoridades checas fizeram soar o alarme junto das instâncias da União Europeia. E na passada sexta-feira, o produto em causa – um lote de almôndegas congeladas – foi retirado do mercado.

Em destaque

Subir