Nas Notícias

“Igual ao litro”: gasóleo não tem diferença, seja ‘premium’ ou ‘low cost’, diz a Deco

combustiveis“A diferença de preço entre o gasóleo” de diferentes marcas, acusa a Deco, “resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal”. Analisando as ofertas dos “líderes de mercado”, o resultado é “igual ao litro”.

É igual ao litro, literalmente: não há diferença entre os vários gasóleos comercializados, impedentemente de serem de empresa refinadora ou de marca branca, de serem ‘premium’ ou ‘low cost’. Para a associação de defesa do consumidor Deco, é tudo “igual ao litro”.

“A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal”, exemplifica a associação, depois de testes com combustíveis Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, “os líderes de mercado nos seus segmentos”, cujo resultado foi “igual ao litro”.

“É urgente criar um regulador para o setor que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes. Basta de alegações enganosas e práticas lesivas”, argumenta a Deco.

No caso específico dos dois produtos da Galp, a líder do mercado nacional, “as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de ‘marketing’ para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro”. Seja gasóleo de baixo custo, regular ou ‘premium’, os quatro carros (idênticos) utilizados nos testes “exibiram consumos muito idênticos” e não houve “diferenças relevantes nos depósitos”.

Após 12 mil quilómetros percorridos, os testes da Deco mediram as diferenças “sem significado: 0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2 por cento”.

Em destaque

Subir