Desporto

IFFHS: Drogba é o melhor marcador do século XXI; Cristiano Ronaldo é nono

drogbaMarfinense marcou um total de 100 golos nas competições que contam para esta lista. Cristiano Ronaldo aparece na nona posição, com 76 golos, menos oito que Lionel Messi, sexto classificado.

Didier Drogba, avançado marfinense que está a caminho dos chineses do Shanghai Shenhua, foi esta terça-feira considerado o melhor marcador do século XXI, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

O goleador de 34 anos marcou um total de 100 golos, nas competições que contam para este ranking: Mundial de Clubes, Taças Intercontinentais, Supertaças Intercontinentais, Liga dos Campeões, Taça UEFA/Liga Europa, jogos de seleções e Jogos Olímpicos.

Na segunda posição surge o alemão Miroslav Klose, com 90 golos, seguido de Ruud Van Nistelrooy, com 87. No Top10, apenas um português, Cristiano Ronaldo aparece na nona posição, com 76 golos. Mais acima, no sexto posto, o seu eterno rival, Lionel Messi, com 84.

Mais portugueses só depois dos primeiros 30. Pauleta é 34.º (55 golos) e Simão Sabrosa é 72.º (43 golos). O luso-brasileiro Liedson é 110.º, com 36 golos.

Destaque ainda para jogadores que atuam ou atuaram com destaque em Portugal. O colombiano Radamel Falcao aparece na posição 33, com 56 golos. O avançado argentino do Benfica, Javier Saviola, é 64.º, com 46 golos.

Drogba, que vence assim mais esta ‘distinção’, deixou o Chelsea no final da época passada, após oito épocas ao serviço dos ‘blues’. Quase como forma de despedida, o marfinense foi a grande figura da final da Liga dos Campeões, realizada em Munique, frente ao Bayern, conquistada pela formação de Roberto Di Matteo. Segue-se agora a aventura chinesa, no Shanghai Shenhua, onde vai reencontrar o seu antigo colega Nicolas Anelka.

Em destaque

Subir