Nas Notícias

IEFP assina protocolo para apoiar refugiados em Portugal

O Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) assinou um protocolo de colaboração para acolher e apoiar a integração dos refugiados, nesta terça-feira, na Reitoria da Universidade do Porto.

Portugal deverá acolher 4500 refugiados, ao longo dos próximos dois anos.

O IEFP assinou um protocolo de colaboração com a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e com o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), tendo em vista o apoio aos refugiados.

O acordo prevê que as três entidades avancem na aplicação de uma estratégia promotora da integração dos refugiados na sociedade portuguesa.

Este protocolo surge num momento em que se vive a maior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial, situação de uma enorme complexidade e urgência humanitária.

Os acontecimentos requerem, não só respostas imediatas de acolhimento, como intervenções com impacto mais duradouro, que permitam aos refugiados construir ou retomar projetos de vida.

“O IEFP, no quadro das suas competências, assume com este protocolo o compromisso de realização de ações de formação, que visam a aprendizagem da língua portuguesa, e o acesso a outras respostas, que venham a ser equacionadas como mais adequadas no sentido de promover e facilitar a integração socioprofissional dos refugiados”, realça aquele instituto, num comunicado de imprensa.

Em destaque

Subir