Nas Notícias

Idosos vão ter mais 10 mil vagas nos lares da Segurança Social

envelhecimentoOs idosos vão ter mais vagas nos lares da Segurança Social, alguns dos quais poderão mesmo chegar a duplicar a capacidade. O Ministério quer que todos os quartos individuais passem a duplos para aumentar o número de residentes, o que poderá permitir a abertura de 10 mil vagas.

O ministro da Solidariedade e Segurança Social deve anunciar hoje, durante a inauguração dum equipamento social da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde (Braga), as novas linhas orientadores dos lares da terceira idade. A intenção, de acordo com as conclusões do grupo de trabalho para a legislação sobre lares de idosos, a que a Lusa teve acesso, será maximizar a capacidade instalada através de uma intervenção nos quartos individuais, para que estes possam ser usados como duplos.

Esta medida, para além de limitar as diferenças entre os equipamentos estatais e os privados, permitirá aumentar a capacidade máxima da estrutura residencial dos lares licenciados pela Segurança Social de 60 para 120 residentes, desde que em unidades funcionais distintas. Será uma uniformização da lei, já que a atual legislação limita a capacidade aos 120 utentes em estruturas residenciais privadas e impõe às restantes um número entre quatro a 40 residentes, embora, em casos excecionais e devidamente avaliados, pudesse chegar ao limite de 60 pessoas.

A previsão ministerial aponta para um aumento de 20 por cento na capacidade dos lares, prevendo a abertura de 10 mil vagas. Números que estão para confirmar porque as mudanças dependem dos constrangimentos físicos dos equipamentos e terão que cumprir a legislação de condições de segurança e qualidade existente. A nível das obras, o ministro Pedro Mota Soares poderá anunciar, também, um ‘simplex’ ao nível da burocracia necessária para as pequenas obras em lares de idosos.

Em destaque

Subir