Nas Notícias

Idosos portugueses são os mais sedentários e com piores hábitos alimentares

O projeto “Saúde.come”, que tem como objetivo caracterizar os estilos de vida dos portugueses, realizou uma investigação que revelou que dois terços dos idosos do país são sedentários, pelo que constituem a camada mais inativa da população e que tem mais comportamentos de uma vida pouco saudável.

Para a investigação foram analisados mais de 10 mil portugueses que representaram a população, entre os quais mais de 2300 pessoas com mais de 65 anos.

“A população idosa apresenta vários comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável. Tendencialmente é a população mais sedentária e revela maus hábitos alimentares, tabágicos e de consumo de álcool”, afirmou Helena Canhão, a investigadora principal, acrescentando que mais de 66 por cento dos idosos portugueses são sedentários, um número que considera “muito elevado”.

Através das entrevistas às pessoas com mais de 65 anos, ficou concluído que os últimos cinco a seis anos de vida dos portugueses são caracterizados pela má qualidade na saúde.

O estudo também debruçou-se sobre o uso da tecnologia, revelando que 80 por cento dos idosos do país não utilizam computador, mas mais de 60 por cento vêem mais de três horas de televisão por dia.

De acordo com Helena Canhão, a televisão é meio importante para veicular conhecimentos e encorajar à atividade física.

Na próxima quinta-feira, será feita uma apresentação sobre o retrato detalhado da população idosa portuguesa em Lisboa. Na sessão será também apresentado um livro prático, com um programa que pretende promover estilos de vida saudáveis nos idosos. Chama-se “Viver com Saúde depois dos 60 anos” e será gratuito.

O projeto “Saúde.come” surgiu através do financiamento do Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA-Grants, que resulta da parceria entre o governo português e os países doadores do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega).

Em destaque

Subir