Insólito

Idoso esquece o inglês e passa a falar galês após acidente vascular cerebral

alun morganAos 81 anos, Alun Morgan sofreu um acidente vascular cerebral e deixou de conseguir falar inglês. Durante três semanas, o idoso apenas comunicava em galês, uma língua que não conseguiu aprender quando, durante a II Guerra Mundial, esteve refugiado no País de Gales.

Uma das consequências mais comuns de um acidente vascular cerebral (AVC) é a perda de algumas capacidades, como a fala. Foi o que aconteceu com Alun Morgan, um idoso de 81 anos que se expressava em inglês. O surpreendente é que, após o derrame, Morgan começou a falar com a família com os médicos em galês.

“Comecei a falar algumas palavras em galês. Isso foi estranho, porque não vivia no País de Gales desde a Segunda Guerra. Apenas a minha esposa podia entender o que eu dizia e os médicos estavam confusos. Aos poucos, as palavras em inglês foram retornando à minha cabeça”, contou o idoso, citado por um site britânico.

Há 70 anos, com a II Guerra Mundial em curso, Alun Morgan esteve refugiado no País de Gales, mas garante que nunca chegou a aprender essa língua: o inglês foi sempre o seu idioma, insiste.

Em destaque

Subir