Nas Notícias

Idoso autista, surdo e com Alzheimer preso por entrar em sala interdita

Um homem de 65 anos, surdo, autista e com Alzheimer, foi preso por ter entrado por engano numa sala de uma delegada de Gravataí, no Brasil. A Polícia Civil está agora a investigar o caso.

O idoso com diversos problemas de saúde – desde Alzheimer, a dificuldade auditiva e autismo – foi detido, o que indignou os familiares, segundo conta o Diário de Canoas. O caso ocorreu em Gravataí, no dia 25 de junho.

De acordo com aquele jornal local, o homem só viria a ser libertado 30 horas mais tarde. A ocorrência suscitou uma investigação por parte da Corregedoria da Polícia Civil, que “decidiu investigar a conduta da titular da Delegacia Especializada da Mulher”.

O idoso foi preso “em flagrante”, por ter causado “desacato grave” e por ter resistido à detenção.

A história está a provocar alguma indignação, até porque os motivos que levaram o idoso à delegacia prendem-se com uma tentativa de abuso sofrida pela neta, de 11 anos.

A mãe da menina deslocou-se ao local, para denunciar o crime, e levou o pai, que tem diversos problemas de saúde e não poderia ficar sozinho.

O idoso terá ido à casa de banho e, por engano, entrou numa sala interdita. Segundo a sua filha, ouviram-se “gritos” e “insultos”.

“Chamaram-lhe louco, atiraram-no ao chão e algemaram-no. Eu não me conformo. Eu  tinha os papéis dos médicos, o documento da interdição e não quiseram ver. Ficaram a rir e a gozar. E fizeram-no à frente da minha filha de 11 anos, vítima de abuso, que gritava para que não prendessem o avô”, conta ainda a filha do detido.

O idoso passou a noite numa cela da delegacia local e foi transferido para o Presidiário Central em Porto Alegre. Apenas viria a ser libertado cerca de 30 horas mais tarde, durante a madrugada de 27 de julho.

Em destaque

Subir