Mundo

Idosa vive numa cabana de lama apesar de ter império imobiliário

Mary ZlaticMary Zlatic, uma sérvia de 86 anos, vive numa cabana feita com tijolos de lama. Há dias, foi informada de que o marido, do qual nada sabia há vários anos, tinha morrido na Austrália, deixando-lhe propriedades que valem milhões. Mas a idosa pretende continuar a viver na barraca.

Mary Zlatic, que é cidadã da Sérvia e da Austrália, tem vivido de uma pensão de 100 dólares por mês, desconhecendo que o marido tinha investimentos superiores a um milhão de dólares e propriedades que valem mais de quatro milhões de dólares.

O site Večernje Novosti conseguiu recuar no tempo para começar a desvendar este caso.

Em 1956, Momcilo Zlatic e a esposa trocaram a Sérvia pela Austrália.

Ambos obtiveram a nacionalidade australiana, mas, enquanto Momcilo ficou a trabalhar como carpinteiro, Mary regressou à Sérvia para cuidar da mãe, que estava a morrer.

“Lembro-me como se fosse ontem”, contou a mulher ao Večernje Novosti: “Momcilo e eu tínhamos comprado bilhete só de ida. Ele ficou a trabalhar numa fábrica e eu tomava conta da casa.

O regresso a casa era para ser temporário, mas a mulher passou a viver numa cabana de lama, numa região isolada do país, e foi perdendo o contacto com o marido, que entretanto arranjou uma nova família.

“O Momcilo escrevia-me de vez e quando. E sim, ia-me mandando algum dinheiro”, acrescentou.

Desta forma, quando Momcilo morreu, em 2011, as autoridades australianas demoraram a encontrar a verdadeira beneficiária de uma herança avaliada em mais de cinco milhões de dólares.

A família australiana tinha contestado o testamento, mas o Supremo Tribunal do estado australiano de Nova Gales do Sul deliberou, no passado mês de dezembro, que a legítima herdeira era a primeira mulher.

Da noite para o dia, uma idosa solitária da Sérvia passou a ser proprietária de um império imobiliário, mas – garantiu ao Večernje Novosti – vai continuar a viver numa cabana feita com tijolos de lama.

Em destaque

Subir