Insólito

Idosa tenta roubar cobre e deixa país vizinho sem Internet

Uma idosa de 75 anos, residente na Geórgia, deixou o país e também a Arménia sem Internet durante cerca de cinco horas. Tentou roubar cobre, para vender, mas enganou-se e cortou um cabo de fibra ótica, que servia milhões de lares nos dois países.

Munida de uma pá, para abrir uma vala no chão e chegar ao almejado cobre, a idosa acabou por enganar-se e cortar um cabo de fibra ótica, que servia milhões de casas na Geórgia e na Arménia. Durante cerca de cinco horas, algumas zonas destes países estiveram privadas de Internet.

A tentativa frustrada de roubo de cobre provocou a suspensão do serviço em 3,2 milhões de lares. Uma vez que a Arménia tem uma rede de Internet dependente dos cabos da Georgian Railway Telecom (que serve também o Azerbaijão), cerca de 90 por cento das casas foi afetado.

A mulher acabou detida, mas aguarda julgamento em liberdade, em virtude dos seus 75 anos. Corre o risco de ser condenada a uma pena máxima de três anos, por danos em propriedade e tentativa de furto.

Este caso insólito acaba por ser positivo para a Georgian Railway Telecom, que percebeu a vulnerabilidade dos meios técnicos que permitem o funcionamento da sua rede de Internet. Basta uma pá para pôr a população offline. E nem é preciso estar no auge da juventude para o fazer…

Em destaque

Subir