Motores

IDEC Sport vence 4 Horas de Portimão e Filipe Albuquerque é segundo

Paul-Loup Chatin, Memo Rojas e Paul Lafargue, aos comandos do Oreca 07 da IDEC Sport vencram hoje as 4 Horas de Portimão, onde Filipe Albuquerque terminou na segunda posição.

Apesar de largar da ‘pole-position’ para esta derradeira corrida do European Le Mans Series, Albuquerque teve alguns problemas com o Oreca 07 # 22 da United Autosports no começo da corrida.

Desse atraso inicial o piloto português procurou recuperar, o que conseguiu até certo ponto. Ele e o seu parceiro, Phil Hanson, chegaram a liderar a prova, mas eventualmente o britânico acabaria por perder a primeira posição para Chatin, que com uma boa ponta final acabou por cortar a meta na primeira posição.

Hanson e Albuquerque terminaram a dois segundos dos vencedores, com Jonathan Hirschi, Alexandre Cougnaud e Tristan Gommnendy a subirem ao último lugar do pódio ao serem terceiros no Oreca 07 # 39 da Graff.
O top cinco foi completado pelo segundo Oreca da United Autosports, o # 32 de Alex Brundle, Will Owen e Rob Cullen, e pelo Oreca da Algarve Pro Racing, confiado a Andrea Pizzitola, John Falb e Olivier Pla.

Mas os grandes perdedores da tarde foram mesmo Jean-Eric Vergne, Roman Rusinov e Job Van Uitert, no Aurus # 26 da G-Drive Racing. Chegaram ao Autódromo Internacional do Algarve como favoritos à conquista de mais um título, mas ao envolverem-se num toque com o Oreca # 28 da IDEC Sport acabaram por atrasar-se e apenas serem sextos, entregando assim o título aos seus rivais.

Em LMP3 a vitória foi para o Ligier JSP3 da 360 Racing, confiado a Terence Woodward, James Dayson e Ross Kaiser, mas ao terminarem no segundo posto Nigel Moore e Martin Hippe, no Ligier JSP3 da Inter Europol, garantiram o título da categoria.

Já em GTE a Luzich Racing conseguiram a quarta vitória da época, com o Ferrari 488 confiado Alessandro Pierguidi, François Laverge e Niclas Nielsen, que bateram os já campeões antes de Portimão, Pianezzola, Perel e Piccini, no Ferrari 488 da Kessel Racing.

Classificação final
1º Lafargue/Roja/Chatin (Oreca) 106 voltas
2º Albuquerque/Hanson (Oreca) + 0,496s
3º Gommendy/Cougnaud/Hirschi (Oreca) + 7,986s
4º Cullen/Brundle/Owen (Oreca) + 8,620s
5º Falb/Pla/Pizzitola (Oreca) + 41,576s
6º Vergne/Rusinov/Van Uitert (Aurus) + 45,123s
7º Stevens/Binder/Canal (Oreca) + 45,433s
8º Buret/Tereschenko (Ligier) + 55,649s
9º Hanley/Hedman/Allen (Dallara) + 1 volta
10º Dracone/Campan (Oreca) + 1 volta

 

Em destaque

Subir