Tecnologia

IDC: Venda de telemóveis em 2011 regista quebra de 17 por cento

samsung-galaxy-s-iiTelemóveis com queda de vendas, indica IDC European Mobile Phone Tracker, em estudo relativo a 2011, que aponta menos um milhão de unidades vendidas em Portugal, comparativamente com 2010. Apesar da queda, durante o ano passado os portugueses compraram cinco milhões de telemóveis.

A venda de telemóveis em Portugal manteve a tendência de quebra durante o ano de 2011, segundo dados da IDC European Mobile Phone Tracker divulgados hoje. No ano passado, houve menos um milhão de unidades vendidas.

Em 2011, comercializou-se um total de cinco milhões de telemóveis, o que contrasta com os seis milhões de 2010. Esta queda de 17 por cento é no entanto menos notória do que a que foi divulgada no final de 2011, com dados relativos ao terceiro trimestre desse ano.

Dados do IDC relativos a esse período, divulgados recentemente, indicavam que em Portugal foram vendidos 1,25 milhões de telemóveis, naquele período, o que representa uma queda de 20,9 por cento nas vendas, em relação ao mesmo período de 2010.

O analista de mercado IDC European Mobile Phone Tracker revelou também que durante esse período foram comercializados 289 mil smartphones, o que representava um crescimento de 13 por cento face a período homólogo, e 960 mil unidades de telefones móveis tradicionais, o que corresponde a uma queda de 28 por cento face a igual período de 2010.

A diminuição nas vendas de telemóveis prende-se com o cenário de retração económica, com perda do poder de compra. Este tipo de equipamentos sofre com a crise, já que a taxa de substituição de aparelhos é menor. Esse cenário é comprovado com os dados da IDC relativos a 2011, empresa que presta serviços de consultoria para os mercados das tecnologias de informação, telecomunicações e eletrónica de consumo.

Em destaque

Subir