Mundo

Idas à casa de banho (e não só) cobradas em restaurantes

Uma associação de defesa dos consumidores espanhóis tem denunciado que existem estabelecimentos de restauração a cobrar dinheiro por idas à casa de banho, mas não só.

A Facua, uma entidade de defesa do consumidor no país vizinho, alerta para a atuação de alguns restaurantes que estão a cobrar aos seus clientes por gelo, toalhas de mesa e até idas à casa de banho.

Estas medidas são descritas como medidas “surrealistas” mas não se ficam por aqui. É que, de acordo com a Facua, existem restaurantes que “não colocam o preço das bebidas na carta” e cobram o preço da carne e peixe “de acordo com o preço de mercado”.

“Trata-se de uma prática tão ilegal e absurda como cobrar um extra pela limpeza da mesa, pelo facto dos copos não estarem sujos ou pelas facas estarem afiadas”, afirmou Ruben Sánchez, porta-voz da associação, ao jornal El País.

O preço dos produtos, de acordo com Ruben Sánchez, também não referem o IVA.

“Esta é uma prática expressamente proibida pelas regras da defesa do consumidor, que obrigam a indicar sempre os preços finais, incluindo os impostos, sem que os consumidores tenham que realizar nenhuma operação matemática para saberem quanto têm que pagar”, salientou.

Em Lisboa, recorde-se, um restaurante também ficou no centro de uma polémica por causa dos preços praticados. Os funcionários do Made in Correeiros abordam as pessoas na rua com propostas acessíveis e, com os clientes sentados, sugerem pratos com valores incomportáveis. Quem não conferir o preço da nova sugestão paga e muito, pois a ASAE já revelou que nada pode fazer.

Em destaque

Subir