Nas Notícias

Idanha-a-Nova: bovinos à solta com tuberculose e ‘doença das vacas loucas’ vão ser abatidos

touros idanha novaOs bovinos à solta em Idanha-a-Nova não são só um problema de segurança pública: foram confirmados casos de tuberculose e de BSE, tornando a manada num risco de saúde público. A operação de abate começou a ser preparada e deve ser terminada ainda este mês.

Os cerca de 250 bovinos que, desde 2004, andam à solta por terrenos de Idanha-a-Nova deixaram apenas de ser um problema de segurança pública. Um controlo sanitário confirmou situações de tuberculose e um caso positivo de encefalopatia espongiforme bovina (BSE), a outrora famosa ‘doença das vacas loucas’. Dada a probabilidade de contágio da doença a humanos, a manada tornou-se num risco para a saúde pública.

De acordo com Nuno Vieira e Brito, diretor-geral de Alimentação e Veterinária, a operação de acantonamento e abate dos bovinos teve início na segunda-feira, devendo ficar terminada ainda este mês. A intervenção será realizada ao abrigo do Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração. Não há, assegurou Vieira e Brito, qualquer registo de contágio da BSE a humanos.

Em destaque

Subir