Mundo

Idai: Hospital Central da Beira monta unidade móvel

O Hospital Central da Beira (HCB) montou uma unidade móvel com capacidade de internamento para 20 pessoas e com 50 médicos disponíveis, disse o diretor-nacional de Assistência Médica no Ministério da Saúde (MISAU), Ussene Issa.

“O hospital de campanha vai funcionar com todos os requisitos de um hospital, com serviços de urgência, laboratório completo, internamento e sala de operação”, declarou Ussene Issa.

A unidade vai contar com médicos nacionais e estrangeiros de diferentes especialidades, que vão trabalhar na estrutura durante seis meses.

De acordo com o diretor-nacional de Assistência Médica no MISAU, o hospital móvel tem um sistema de fornecimento de água e de energia próprio.

“Temos capacidade para responder aos serviços de urgência para a cidade da Beira e temos em carteira a implantação de outros”, acrescentou Ussene Issa.

As autoridades moçambicanas atualizaram hoje para 518 o número de mortos provocados pelo ciclone Idai e pelas cheias que se lhe seguiram, mais 17 vítimas mortais relativamente aos últimos dados.

De acordo com o ponto de situação divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Gestão de Catástrofes (INGC) de Moçambique, registaram-se ainda 1.641 feridos e mais de 146 mil pessoas estão agora instaladas em centros de acolhimento.

O número de feridos representa um aumento de 118 relativamente aos 1.523 do anterior balanço, enquanto as pessoas que procuraram abrigo nos centros de acolhimento subiram para 146.142 (mais 5.535).

A estimativa de pessoas afetadas mantém-se nas 843.723 e o número de famílias beneficiárias de assistência humanitária é agora de 29.291 (mais 193).

O grupo de pessoas afetadas inclui todas aquelas que perderam as casas, precisam de alimentos ou de algum tipo de assistência.

O ciclone Idai atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué em 14 de março.

Segundo o INGC, o ciclone Idai provocou ainda danos em 3.318 salas de aulas, com 150.854 alunos prejudicados, dados que se mantêm relativamente ao balanço anterior.

Em destaque

Subir