Nas Notícias

Idai: Chuva intensa e trovoadas até ao fim da semana em Moçambique

Chuva intensa e trovoadas vão continuar a afetar até fim desta semana o centro de Moçambique, onde o ciclone Idai se manifestou como “um dos mais devastadores da história” do país, disse à Lusa a meteorologista Ilda Novo.

A partir do Instituto Português do Mar e Atmosfera, Ilda Novo referiu que hoje e quinta-feira continuará a haver chuva intensa, com tendência para ir melhorando.

Sem ser um “fenómeno inédito”, foi “um dos mais intensos e dos mais devastadores da história de Moçambique”, indicou a meteorologista.

Mesmo com a diminuição da precipitação, na zona da Beira, na província de Sofala, os caudais dos rios estão ainda muito acima do normal, com níveis tão altos que a probabilidade de acontecerem costuma ser uma vez por século.

Ilda novo apontou que se está no fim da época do ano em que se formam ciclones tropicais, o verão do hemisfério sul, que começa em dezembro.

A temperatura elevada da água do mar é um dos fatores que contribui para a formação de ciclones como o Idai, que chegou a atingir ventos de cerca de 200 quilómetros por hora.

O balanço mais recente indica 200 mortos mas o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, admitiu que poderá haver mais de mil pessoas mortas.

A passagem do ciclone afetou ainda o Malaui e o Zimbabué, onde provocou mais de cem mortos e onde há ainda centenas de pessoas por localizar.

Em destaque

Subir