Ciência

Ida à Lua: Buzz Aldrin recebeu 33 dólares de despesas de viagem da NASA

Sabe quanto custava ir à Lua em 1969? 33,31 dólares. Pelo menos foi esse o valor que a NASA pagou a Buzz Aldrin a título de despesas de viagem. Aos 85 anos, o antigo astronauta entretém-se a publicar fotos de formulários de despesa e da alfândega relativos à missão Apollo 11.

Um pequeno passo para um homem, um grande salto de 33,31 dólares para as finanças da NASA.

Através do Twitter, o segundo homem a pisar a Lua, a 20 de julho de 1969, tem revelado vários documentos alusivos à missão Apollo 11.

Uma dessas memórias tornou-se viral: é o formulário em que Buzz Aldrin descreve as despesas que teve para cumprir a missão, ao qual designou carinhosamente como “voucher da viagem à Lua”.

Na versão resumida que mais circula nas redes sociais, a NASA pagou 33,31 dólares ao astronauta a título de despesas de viagem.

Embora o valor (não explicitado) deva ser referente às deslocações entre a casa, os aeroportos e o centro espacial no Cabo Kennedy, a internet ‘prefere’ destacar que a viagem à Lua ‘custou’ 33,31 dólares, reembolsados pela NASA a Buzz Aldrin.

Entre os documentos partilhados pelo segundo homem a pisar o satélite natural da Terra encontram-se também formulários da alfândega: afinal, Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins passaram para lá da fronteira dos EUA…

“Sim, a tripulação da Apollo 11 também preenchia formulários alfandegários”, revelou o antigo astronauta.

“Trouxemos connosco amostras de pedras lunares e de pó lunar”, acrescentou Buzz Aldrin, também pelo Twitter, confessando a partida que pregou quando foi questionado se trouxera alguma doença infecciosa da Lua: “moon disease TBD”, algo como ‘doença lunar ainda por determinar’.

https://www.youtube.com/watch?v=8YNFURylnMs

Em destaque

Subir