Mundo

Iceberg de 150 quilómetros quadrados viaja da Gronelândia para o Canadá

icebergUm iceberg de grandes dimensões libertou-se das águas da Gronelândia, de acordo com Andreas Muenchow, investigador da Universidade do Delaware (EUA). O gigantesco bloco de gelo tem uma extensão de 150 quilómetros quadrados, cerca de metade do iceberg que há dois anos se libertara da Antártida. As razões deste fenómeno não são avançadas com certezas absolutas.

Um iceberg libertou-se na Gronelândia, de acordo com um investigador norte-americano, que detetou o fenómeno. Dois anos depois de um outro iceberg de enormes dimensões ter navegado de outra região, volta a surgir mais um caso, no glaciar Petermann.

Este enorme bloco de gelo tem cerca de 150 quilómetros quadrados, de acordo com Andreas Muenchow, que forneceu detalhes sobre o fenómeno à cadeia norte-americana CNN. Tem cerca de metade da dimensão do outro iceberg que em 2010 foi detetado a libertar-se da Antártida.

As razões deste fenómeno não são, para já, apresentadas com certezas. Segundo Andreas Muenchow, é preaturo afirmar-se que se trata de um efeito do aquecimento global. No entanto, segundo explica, “as regiões do noroeste da Gronelândia, bem como o nordeste do Canadá, estão a apresentar um aquecimento que é cinco vezes mais alto do que no resto do mundo.

O iceberg navega no sentido do estreito de Nares, localizado entre a região de que é originário, a Gronelândia, e o Canadá. O destino do gigante bloco será mais do que óbvio, de acordo com Andreas Muenchow: “Vai partir-se em pedaços de gelo, num processo que vai demorar certamente muitos anos”.

Em destaque

Subir