Nas Notícias

Içado sinal 8 de tempestade tropical em Macau com aproximação do Bebinca

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau elevaram hoje o alerta de tufão para o sinal 8 devido à aproximação da tempestade tropical Bebinca.

Pelas 19:00 (12:00 em Lisboa), o Bebinca encontrava-se a cerca de 120 quilómetros a sul de Macau e aproximava-se gradualmente do território, de acordo com os SMG. Prevê-se que o mesmo sinal continue em vigor durante a noite.

É a primeira vez que as autoridades de Macau emitem o sinal 8 desde o início do ano, obrigando serviços públicos e transportes a parar. O sinal 8 substituiu o sinal 3, em vigor desde a madrugada de sábado.

As três pontes que ligam a península de Macau à ilha da Taipa vão ser encerradas a partir das 20:55 (13:55 em Lisboa), ficando aberto apenas o tabuleiro inferior de uma delas.

Em paralelo, os 13 autossilos públicos vão também fechar as portas a partir das 20:30, avançou a Direção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT).

De acordo com o ‘site’ do aeroporto internacional de Macau, alguns voos de e para o território foram cancelados devido à aproximação do tufão.

Em comunicado, o Instituto de Ação Social (IAS) garantiu que vão estar abertos dois centros de abrigo para os mais necessitados.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, os quais são hasteados tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Em agosto do ano passado, o tufão Hato, o pior dos últimos 53 anos, causou dez mortos, mais de 240 feridos e prejuízos avaliados em 1,3 mil milhões de euros.

A época de tufões arrancou em junho e deve prolongar-se até outubro, segundo as previsões das autoridades.

Em destaque

Subir