Velocidade

IberGT: Manuel Gião e Beirão da Veiga vencem em Jerez

giao da veiga jerez 1Manuel GiãoManuel Gião e Lourenço Beirão da Veiga alcançaram a sua primeira vitória do ano no Campeonato IberGT, impondo-se na segunda corrida da jornada que este fim-de-semana se disputou em Jerez de La Frontera, coincidindo com a etapa andaluza do International GT Open.

Apesar de inicialmente o confronto deste domingo ter sido dominado pelo Ferrari 458 Italia de Andrea Montermini e Luca Filippi, a história da corrida alterou-se após a paragem para troca de pilotos.

Depois das dupla Di Guida/Bleekemolen terem passado pela liderança, devido a uma paragem tardia nas boxes, foi Miguel Toril e Renger Van der Zande a levarem a melhor no Mercedes SLS AMG GT3 da Seyffarth Motorsport.

Gião e Beirão da Veiga, a quem o essencial era vencer o IberGT, conseguiram colocar o segundo Audi R8 LMS da Novadriver no segundo posto, que mantiveram até à última volta, sendo então obrigados a inclinar-se perante a superioridade de Montermini e Fillippi, que seriam segundos na classificação geral no GT Open.

A subida ao último lugar do pódio absoluto deixou a Novadriver satisfeita com o resultado, ainda que Lourenço Beirão da Veiga lamentasse “a fadiga dos travões e a falta de velocidade em reta” do Audi em comparação com outros carros. Além de “alguma falta de cooperação de pilotos mais atrasados e de outros com andamento inferior, que nos impediram de lutar pelo triunfo absoluto”.

Mas o bom desempenho dos pilotos portugueses em Jerez não se limitou a Gião e Beirão da Veiga, já que embora não tenha podido repetir a vtória da véspera devido ao handicap do seu Corvette, Miguel Ramos foi mesmo assim sexto classificado.

Pior foi mesmo o desempenho de César Campaniço e João Figueiredo no primeiro dos Audi da Novadriver, que se viram bastante prejudicados por um toque de um adversário no começo da corrida e isso obrigou-os a uma penosa recuperação de 19.º para o 13.º lugar final.

Classificação
1.º Toril/Van der Zande (Mercedes SLS AMG) 50m20,556s
2.º Montermini/Filippi (Ferrari 458 Italia) + 5,508s
3.º Gião/Beirão da Veiga (Audi R8 LMS) + 7,992s
4.º Talkanitsa/Talkanitsa Jr (Ferrari 458 Italia) + 8,947s
5.º Silthof/Longin (Corvette C6-R) + 12,353s
6.º Ramos/Pastorelli (Corvette C6-R) + 17,728s
7.º Di Guida/Bleekemolen (Porsche 997 GT3 R) + 21,574s
8.º Suzuki/Pantano (McLaren MP4-12C) + 28,396s
9.º Beretta/Lyons (Ferrari 458 Italia) + 30,979s
10.º Constantini/Camathias (Ferrari 458 Italia) + 37,550s

13.º Campaniço/Figueiredo (Audi R8 LMS) + 41,137s

Em destaque

Subir