Motociclismo

Iannone estreia-se a vencer no MotoGP em dobradinha da Ducati

Andrea Iannone fez história ao vencer o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, que este domingo se disputou no circuito de Red Bull Ring. Para o italiano foi a sua primeira vitória na categoria ‘rainha’ do motociclismo mundial, numa prova dominada pelas Ducati oficial, com Andrea Dovizioso a terminar na segunda posição e a garantir uma dobradinha para a marca de Borno Panigale.

Poucos esperariam que os dois pilotos da Ducati dominassem os acontecimentos de forma tão insolente como o vieram a fazer, já que após a largada Iannone e Dovizioso se ‘despediram’ dos seus mais diretos perseguidores, os pilotos da Yamaha Jorge Lorenzo e Valentino Rossi,

Largando da ‘pole position’, e com pneus macios montados na Desmocedici n.º 29, Andrea Iannone assumiu as ‘despesas’ do começo da corrida, ainda que pressionado inicialmente por Valentino Rossi.

Mas o ‘Doutor’ cometeu um erro na primeira curva que permitiu a Jorge Lorenzo comandar a oposição a Iannone, à imagem de Marc Marquez que também saiu largo na curva um do Red Bull Ring e atrasou-se.

MotoGPaustria

A partir dessa altura Lorenzo procurou lutar pela liderança com Iannone, mas depressa se percebeu que o campeão do mundo não apenas não tinha argumentos para o italiano da Ducati n.º 29 como também não conseguia acompanhar Andrea Dovizioso.

Não tardou a que os dois pilotos da Ducati oficiais se começassem a afastar de Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, que se colocaria na quarta posição até ao final da corrida.

O triunfo seria discutido entre Iannone e Dovizioso, que a meio da corrida atacou o seu companheiro de equipa e assumiu a liderança. Ficava a ideia que os pneus macios da Ducati n.º 29 estavam agora a acusar mais desgaste. Puro engano.

Apesar de lesionado por um acidente de motocross durante a pausa de verão, Andrea Iannone não desistiu de ganhar a prova, e poucas voltas do fim recuperou a liderança que não mais perdeu até final, tendo Andrea Dovizioso que se contentar com o segundo posto, bem destacado das Yamaha de Lorenzo e Rossi.

IannoneAustria5

“É uma sensação incrível. É difícil de explicar a emoção… é a minha primeira vitória no MotoGP com a moto da Ducati… Comecei nesta categoria com esta moto e trabalhei para isto ao longo destes últimos quatro anos, com este grupo incrível. E eles apoiaram-me a cem por cento. Sei que estou a terminar o meu contrato com a Ducati mas penso que este é um bom presente”, referiu no final Iannone, que para o ano vai representar a Suzuki.

Uma referência ainda para Marc Marquez – que sofrera uma queda nos treinos de sábado – cuja quinta posição permitiu limitar a perda de pontos na liderança do campeonato.

Classificação final
1.º Andrea Iannone (Ducati) 39m46,255s
2.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 0,938s
3.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 3,389s
4.º Valentino Rossi (Yamaha) + 3,815s
5.º Marc Marquez (Honda) + 11,813s
6.º Maverick Viñales (Suzuki) + 14,341s
7.º Dani Pedrosa (Honda) + 17,063s
8.º Scott Redding (Ducati) + 29,437s
9.º Bradley Smith (Yamaha) + 29,785s
10.º Pol Espargaro (Yamaha) + 37,094s

Em destaque

Subir