Cultura

IADE retrata relação de amizade entre Paris e Lisboa

mostra paris lisboaMostra de cultura contempla 50 trabalhos criados juntamente com a Escola Profissional Superior de Artes Gráficas e de Arquitetura de Paris (EPSAA). A entrada é gratuita.

Lisboa está a celebrar os 15 anos do Tratado de Amizade que liga a capital portuguesa a Paris. Após a presença lisboeta na cidade-luz, no festival Faites l’Europe e ‘Chantiers d’Europe Lisbonne-Paris’, em maio e junho deste ano, respetivamente, é a vez de Paris, e dos seus artistas, apresentarem os seus projetos culturais por terras lusas.

O IADE – Creative University é um dos vários parceiros do evento. O instituto universitário foi convidado a integrar as comemorações, juntamente com a EPSAA (Escola Profissional Superior de Artes Gráficas e de Arquitetura de Paris), com o objetivo de pensar as duas capitais e as suas referências visuais. Com este mote, os alunos das duas instituições foram desafiados a criar cartazes que retratassem a ligação Lisboa/Paris. No que toca ao IADE, a criação das obras esteve a cargo dos alunos do Mestrado em Design e Cultura Visual. No total, são 50 trabalhos, 25 desenvolvidos em Lisboa e a outra metade em Paris.

A exposição ‘Cartazes’, que foi um dos destaques do evento em Paris, pode agora ser apreciada entre 10 e 17 de outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, sendo a entrada gratuita. Além desta mostra, o evento Paris-Lisboa contempla teatro, cinema, fotografia, literatura, instalações artísticas, entre outras formas de expressão artística. As comemorações terminam no dia 17 de outubro.

Este programa é uma iniciativa das Câmaras de Lisboa e de Paris em parceria com Thèâtre de la Ville, Festival d’Automne à Paris, Institut français, Ambassade de France à Lisbonne e EGEAC, e em colaboração com CNB/Teatro Camões, Opart-Secretário de Estado da Cultura, Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Pavillon de l’Arsenal, IADE, EPSAA, Lux-Frágil, Divisão de Relações Internacionais, Direcção Municipal de Cultura/Galerias Municipais, Atelier-Museu Júlio Pomar, São Luiz Teatro Municipal, Cinema São Jorge.

Em destaque

Subir