Apresentações/Novidades

i-Tril é o primeiro Toyota que se inclina nas curvas

O conceito não é novo, mas na Toyota é uma completa novidade. Uma daquelas que a marca japonesa revelará no próximo Salão Automóvel de Genebra. É que apesar de se tratar de um veículo de três rodas comporta-se mais como uma moto – inclina-se nas curvas.

Este novo ‘concept’ foi desenvolvido pela subsidiária europeia da marca – a TMW – em colaboração com o seu centro de estilo ED2 (baseado em Nice), e constuitui uma proposta que rompe com tudo aquilo a que a Toyota já nos habituou.

Não falamos que o construtor nipónico seja parco em desenhar veículos com design arrojado, mas o i-Tril é mais do que estética, embora coloque a tónica num conceito mecânico inovador. É algo mais parecido do que já vimos construtores de veículos de duas rodas fazer.

Guiado como um automóvel, este novo ‘concept’ da Toyota tem uma só ótica dianteira, que mais faz lembrar um motociclo, sendo que as suas rodas dianteiras possuem uma tecnologia de inclinação ativa (Active Lean Technology) que faz subir e descer a suspensão conforme a curva seja para a direita para a esquerda.

A ideia do construtor japonês será a de surgir futuramente com uma proposta alternativa de mobilidade em centros urbanos, onde o espaço é limitado, mas onde o condutor não esteja exposto aos elementos, como sucede com uma moto.

 

Em destaque

Subir