Desporto

I Liga é o segundo campeonato europeu com maior percentagem de estrangeiros, revela estudo

A I Liga portuguesa é o segundo campeonato europeu com maior percentagem de jogadores estrangeiros, de acordo com um estudo do Observatório para o Futebol (CIES) que foi hoje tornado público.

Entre as 31 ligas europeias analisadas pelo estudo, a portuguesa é a segunda em que os jogadores estrangeiros tem maior peso na composição dos plantéis, com um total de 63,6 por cento, apenas superada pela cipriota, com 66,8 por cento.

Portugal supera por pouco o campeonato turco, em que os futebolistas estrangeiros representam 62,4 por cento do total, enquanto no extremo oposto está a liga sérvia, com apenas 14,8 por cento de jogadores oriundos de outros países.

O CIES apurou que são nove as ligas europeias com uma percentagem superior a 50 por cento de estrangeiros, entre as quais três das chamadas ‘cinco grandes’: Alemanha (50,2 por cento), Inglaterra (57,9 por cento) e Itália (58 por cento).

O estudo demonstra ainda que os clubes da I Liga são também os que aproveitam menos os atletas provenientes dos escalões de formação, com um total de 9,1 por cento, registo apenas superior aos que se verificam na Turquia (8,7 por cento) e na Itália (8,9 por cento).

Em contraponto, surge a Dinamarca como o país que mais recorre aos jogadores formados localmente, com 27,4 por cento.

Em destaque

Subir