Apresentações/Novidades

Hyundai revela camião Fuel Cell

A tecnologia que recorre à pilha de combustível continua a ser alvo de pesquisa de diversos construtores, e o mais recente a fazê-lo é a Hyundai, com a marca a revelar o seu primeiro camião Fuel Cell.

Esta novidade – denominada Xcient Fuel Cell – agora apresentada tem a particularidade de não ser um ‘fuel cell’ convencional, mas sim uma solução que combina a energia elétrica com o hidrogénio num veículo com um design apurado e que se prevê ser lançado no mercado já no próximo ano.

A ideia do construtor coreano é apresentar este camião Fuel Cell no IAA Commercial Vehicles, o salão automóvel mais importante dedicado aos veículos pesados que se realiza em Hanover, na Alemanha. Uma novidade que demonstra o vanguardismo e inovação da Hyundai, já patente noutros projetos, como foram os casos do ix35 Fuel Cell e o Nexo.

Para já a marca divulga apenas uma imagem 3D do Xcient Fuel Cell, na qual se podem perceber linhas minimalistas deste camião com sistema de transmissão fuel cell. Um ‘spoiler’, um protetor lateral, uma grelha frontal representativa do hidrogénio através de formas geométricas e uma pintura azul icónica com um padrão arrojado na parte lateral salientam o carácter dinâmico desta proposta.

De referir que recentemente a Hyundai completou a primeira viagem deste camião. Cerca de 40 quilómetros numa autoestrada na Coreia do Sul transportando grandes volumes, de forma a simular o transporte de mercadorias por semi-reboque, mostrando, assim, a tecnologia avançada e inovadora da marca no que refere à mobilidade do futuro.

Em destaque

Subir