Apresentações/Novidades

Hyundai Palisade eleva a fasquia

Ao lançar o seu novo Palisade no recente Salão de Los Angeles, a Hyundai elevou claramente ‘fasquia’ no mercado, agora muito competitivo, do segmento dos SUV de luxo.

Este novo modelo só confirma a intenção da Hyundai se tornar numa marca ‘premium’ por direito. E o facto de ser lançado em território norte-americano não é de todo inocente.

A marca coreana tem uma grande penetração no mercado dos Estados Unidos e há muito percebeu que o segmento dos SUV de luxo é uma ‘fatia’ muito apetecível desse mercado.

Produzido na unidade fabril da Hyundai em Ulsan, na Coreia do Sul, o Palisade é uma espécie de ‘navio almirante’, cheio de equipamento, espaço e requinte. Daí o seu tamanho; são 4,980 metros de comprimento, por 1,980 de largura, 1,750 de altura e 2,9 metros entre os eixos. Assim e compreende que possa transportar até oito pessoas e possua um volume de carga sem bancos rebatidos de 510 litros.

Mike O’Brien, vice-presidente de planeamento corporativo, do produto e digital da Hyundai, destaca o design do Palisade, assumindo que o modelo pretende ser um SUV de referência, “trazendo novos níveis de tecnologia, segurança, eficiência e capacidade para todos os tipos de estrada.

No que toca a design este novo SUV conserva alguns elementos típicos da marca, como a grelha octogonal, agora de aparência mais robusta nas extremidades, com os faróis a serem divididos em dois pares, como sucede no Santa Fé.

Isto apesar de no Palisade as linhas possuirem vincos mais discretos e volumes mais lisos relativamente a tudo a que já vimos no construtor coreano.

A secção dianteira também se destaca pelos faróis que se ligam por uma faixa de luzes LED, num efeito que é replicado na traseira por dois elementos, junto dos farolins e do pára-choques posterior.

Em termos de habitabilidade o Palisade só fica a ganhar em relação ao Santa Fé, e muito por culpa das suas dimensões. Tem mais um lugar, oito centímetros a mais no comprimento e mais 13 centímetros de largura, e também mais distância entre eixos. Com a terceira fila de bancos rebatida (operação que pode ser feita eletricamente) o volume da bagageira cresce para 1297 litros.

A nível de equipamento o novo SUV da Hyundai destaca-se pelo recurso aos materiais mais nobres, e também por um painel que destaca o visor central de 10,25 polegadas, que serve a central multimédia, que possui um ecrã de 12,3 polegadas. Não falta a possibilidade de carregar telemóveis sem fios e sete entradas USB.

O condutor também beneficia de vários dispositivos de ajuda , como o piloto automático adaptativo, o sistema de comunicação com os ocupantes da última fila de bancos e saída de ar condicionado para esses mesmos ocupantes. Há defletores de ar inovadores no teto.

Mecanicamente o Palisade é servido por um motor de 3,8 litros V6 de 295 cv, caixa automática de oito velocidades e tração integral não permanente. O uso da tração às quatro rodas pode-se fazer nos modos de condução Normal, Sport e Smart, sendo que o seletor de mudanças é ‘shit-by-wire’.

Fica por saber quando este SUV da Hyundai chegará aos mercados europeus, já que a marca anunciou apenas que será comercializado nos Estados Unidos a partir do verão do próximo ano.

Em destaque

Subir