Apresentações/Novidades

Hyundai lança primeiro modelo de carregamento solar

A Hyundai lançou o primeiro modelo dotado de carregamento solar incorporado no tejadilho da viatura.

Trata-se de uma tecnologia inovadora, que permite ao automóvel receber energia elétrica adicional, aumentando a eficiência de consumo de combustível e a autonomia.

O primeiro modelo da marca coreana a usufruir no carregamento solar incorporado é o Sonata, que terá assim esta variante de garante uma redução significativa das emissões de CO2 através de uma solução inteligente desenvolvida ‘dentro de portas’.

Esta inovação aproxima a Hyundai e a restante indústria automóvel aproximar-se de uma mobilidade sustentável, numa altura em que se colocam grandes desafios em termos ambientais. O sistema de carregamento solar inclui uma estrutura de painéis solares de silício, colocados no tejadilho da viatura.

Esta tecnologia permite que 30% a 60% da bateria da viatura seja carregada, através da energia solar, mesmo durante a condução. Com seis horas de carga diária, prevê-se que aumente a distância da viagem dos condutores em mais de 1300 quilómetros relativamente ao que sucedia em soluções convencionais.

O sistema é composto por um painel solar e um controlador. A eletricidade é gerada quando a energia solar ativa a superfície do painel, convertendo então esta energia através da utilização de fotões de luz provenientes do sol.

Ao entrarem em contacto com os painéis, os fotões transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocação. Este fenómeno denomina-se “efeito fotovoltaico”. A eletricidade deste processo é convertida na voltagem de padrão pelo controlador, depois da bateria ser armazenada.

A Hyundai teve em consideração não apenas a eficiência nas também o design, enquanto desenvolvia o sistema de carregamento solar.

O sistema de carregamento solar através do tejadilho atualmente desempenha apenas um papel de apoio, e deixa em aberto a possibilidade de futuramente, as viaturas não precisarem de combustíveis fósseis para se movimentarem.

Em destaque

Subir