Apresentações/Novidades

Hyundai Ioniq a pensar no ambiente

hyundaiioniq1

Os modelos híbridos e elétricos estão a chegar ao mercado em força. E a mais recente proposta nesta franja de mercado vem da Hyundai e chama-se Ioniq, que combinam soluções convencionais de motricidade a gasolina com motorização elétrica.

Em termos modelares esta novidade da marca coreana faz lembrar algumas propostas vindas do Japão, embora mais completa em termos de opções, pois para além da opção puramente híbrida surge também numa variante ‘plug-in (PHEV) e outra totalmente elétrica (BEV)

A silhueta ‘hatchback’ faz lembrar o Toyota Prius e o Honda Insight, embora com uma assinatura estética que idêntica o Ioniq com a restante gama da Hyundai, nomeadamente na secção dianteira ao nível do conjunto grelha/óticas.

Já atrás destaca-se o pequeno vidro posterior situado abaixo do óculo traseiro, numa porta que integra parte dos farolins ovalizados, enquanto o pára-choques posterior inclui agora uma parte em cinza acetinada, que acentua o caráter alternativo da opção híbrida.

hyundaiioniq2

Há detalhes, como pormenores em azul no interior e exterior da versão PHEV que reforçam o carácter desta versão, enquanto no BEV sobressaem os detalhes em cor cobre no interior.

A Hyundai anuncia um coeficiente aerodinâmico de 0,24 para o Ioniq, o que é notável para um automóvel de cinco portas. Isto é conseguido graças às superfícies suaves que definem os contornos do modelo.

Na versão ‘Plug-in’ as baterias são carregadas numa tomada alimentando um motor elétrico que funciona em combinação com o bloco 1.6 GDi quatro cilindros a gasolina com 105 cv de potência. Combinadas as duas soluções proporcionam 141 cv.

Já na variante exclusivamente elétrica BEV o Ioniq está equipado com uma bateria de polímetro de iões de lítio com uma capacidade de 28 kWh, que oferece uma autonomia de 250 quilómetros. O motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 88 kW (118 cv) que recorre a uma caixa de redução. O carregamento desta demora cerca de 24 minutos utilizando um carregador de 100 kW.

hyundaiioniq3

O Ioniq Híbrido e o Ioniq PHEV estão dotados do novo motor Kappa 1.6 a gasolina de injeção direta, que desenvolvem 106 cv. Um bloco adaptado para a solução híbrida, que em combinação com uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades proporciona uma condução mais dinâmica. Neste caso o motor elétrico tem uma potência de 32 kW (43,5 cv), com as baterias de polímetro de iões de lítio de 1,56 kWh a serem montadas sob os bancos traseiros.

O consumo médio da versão híbrida é de apenas 3,9 litros a cada 100 km e as emissões de CO2 ficam-se pelos 92 g/km, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,8s para uma velocidade máxima de 185 km/h.

No interior destacam-se detalhes que fazem sobressair o caráter futurista do Ioniq, bem como um volante de fundo plano e um painel de instrumentos digital.

O equipamento inclui um conjunto de sistemas como a travagem autónoma de emergência, aviso de saída da faixa de rodagem, alerta de cruzamentos traseiros e ‘cruise control’ inteligente.

No nosso país este novo modelo da Hyundai, para já só na versão híbrida surge com preços a partir dos 33 mil euros e uma garantia de cinco anos sem limite de quilómetros, enquanto que para as baterias essa garantia é de oito anos ou 200 mil quilómetros.

A versão PHEV chega em Maio do próximo ano e a Plug-in em Julho.

Em destaque

Subir